Por que não devo comprar uma bansuri mais em
conta para começar?
A produção da bansuri é artesanal. O luthier
precisará em primeiro lugar selecionar os bambus que já foram selecionados para
ele na região de Assam. Existe um tempo de secagem e de tratamento. Depois, vêm
as etapas de fabricação que não poderão ser automatizadas como, por exemplo, o
processo de montagem de uma flauta metálica. A bansuri, por exemplo, precisará
ser afinada por que cada bambu é diferente enquanto a transversa metálica ou
mesmo irlandesa não. Uma bansuri deveria custar mais caro que uma transversa, mas
o que acontece é o contrario.
O preço de uma flauta transversa metálica varia
entre R$1200 e R$ 9000 e uma irlandesa em DELRIN entre R$ 1200 e R$ 1600. Com aquela de R$1500, será
possível tocar afinado e sem problema. O preço da bansuri no mercado brasileiro
varia entre R$100 e R$500. Com uma bansuri de apenas R$100,00 será impossível
tocar corretamente por que existirão problemas maiores como, por exemplo, notas
do segundo oitavo afinadas mais baixas que deveriam, notas difíceis de serem
tocadas, etc... Ter uma bansuri com as notas do segundo oitavo mais baixo não é
um problema de fabricação, mas ao contrário, é um problema que depende de
outros fatores como, por exemplo, a qualidade do bambu, e muito mais. . . é
difícil explicar por que uma bansuri que deveria ser boa não possui um bom som
ou possui um defeito maior. Tem que entender que além do processo artesanal de
fabricação, vêm muitos outros fatores físicos interferir na qualidade do
instrumento. Cada bambu possui suas características. O flute-maker sabe
perfeitamente que sobre 100 bansuris produzidas, 30% serão eliminadas da sua
oferta, 40% serão de qualidade média, 20% boas e 10% especiais. Nas ruas de
Varanasi é possível comprar bansuris baratas, mas que para tocar não valem
nada.
Resumindo:
- O preço médio de uma bansuri em Fa para começar
a tocar é entre R$200 e R$250. É um preço muito barato em comparação com os
preços dos outros instrumentos de sopra;
- Será difícil e talvez impossível tocar com uma
bansuri ruim.
Quanto tempo para conseguir um bom som na
bansuri?
Isso está dependendo de vários elementos como, por
exemplo, a qualidade do instrumento, se você está começando do nada, se você toma
aulas, da sua motivação e perseverança, etc...
Em fim, o processo para conseguir um som correto com as 7 notas do
primeiro oitavo varia entre 15 e 40 dias.
Estes primeiros dias serão importantes para
estabelecer uma boa posição dos dedos, das mãos e da língua na boca. Estes
detalhes são fundamentais e não têm nada a ver com a maneira de tocar outros
tipos de flautas.
Para os quinzes primeiros dias, eu estou
recomendando tocar apenas cinco minutos várias vezes durante o dia. Tem que
insistir a fim de desenvolver músculos na boca, na garganta e ao nível de
diafragma. Cada dia o aluno encontrará uma evolução. Pessoal, até hoje eu
continuo a trabalhar o meu som de flauta. Eu pesquiso para novos caminhos
sonoros nos graves, agudas, nos efeitos, etc.. Sempre começo com alguns
exercícios de aquecimento antes de tocar. Os músculos da boca e da garganta são
tão importantes que depois de beber álcool a gente perde a metade do seu
potencial. O som “pegua sujeiras”, perde a sua potencia e sua duração.
Dica mágica: Para desenvolver um bom som precisa
também desenvolver o seu ouvido por que o som é um elemento sonoro afinado. Na
música indiana este paradigma é fundamental para conseguir distinguir e tocar
¼ de tom.
Posso utilizar um pífano para tocar a música
hindustani ou carnática?
Tudo é possível. Não existem regras para o feeling
da criação. Pode utilizar um saxofone, um piano, etc.. Pode tocar jazz também com uma bansuri.
Atualmente, o que me da um grande prazer é tocar na bansuri o feeling da música
indiana. Estou percebendo que o som suave e sutil da bansuri me provoca essa
paixão. Quando se começa a tocar sempre é difícil parar. Do ponto de visto
técnico, a bansuri é um instrumento que possui suas diferenças e de fato seria
o instrumento ideal para tocar a música clássica do norte da Índia.
O que você está achando do bambu brasileiro
para a fabricação de bansuri?
Não sou um flute-maker. Gosto de lembrar que minha
primeira flauta de bambu fui eu quem fiz, com bambu brasileiro. Na época não
existia a possibilidade de comprar bansuris no Brasil. Elas não ficam com um
som muito bom e guardo apenas como lembrança. Quem sabe foi porque não
encontrei um bom bambu? Existe também o fato que é impossível no Brasil achar
um bambu de mais de 60 cm
sem nó e com as características ideais.
O que seria o melhor caminho para estudar e aprender a tocar uma
nova raga?
O meu caminho é o seguinte: Isso é apenas um
caminho.
1) Sempre tudo começa quando eu sinto que estou me
apaixonando por uma raga particular;
2) Depois de decidir a me investir nessa raga com
o meu lado emocional, começo um trabalho de pesquisa. É importante ouvir várias
versões de mestres diferentes. Ouvir várias interpretações desta raga, várias
vezes ao dia, sempre que possivel. É importante ouvir interpretações em
diferentes taals e instrumentos.
3) Sempre eu começo estudando os ALAPs dos
mestres. Tenho que sentir a alma da raga e seus movimentos melódicos, suas
regras e também a vibração de cada nota dentre da escala (altura e
freqüências). Nessa etapa é só repetir cada frase imitando as expressões
musicais. Repetir várias vezes cada frase. Seria como por exemplo aprender uma
novo idioma. Tem que imitar de uma forma consciente e inconsciente. Dependendo
do seu nível será possível ou não tocar os movimentos musicais mais complexos.
Às vezes será necessário inventar exercícios intermediários a fim de alcançar
uma passagem musical complexa.
Estudar em ALAP, jor e jalya e realizar exercícios
levando em conta o que eu disse anteriormente.
4) Decorar uma composição sem ornamento. Tocar
essa composição com um app ipod, smartfone ou em notebook. Depois começar a tocar essa composição com os
ornamentos e o feeling indiano. Sentir a chegada do Xam e da batida de partida da composição.
5) Trabalhar vários taans, e a improvisação com o
uso de tihai e tan.
Este trabalho precisa de muito tempo. Dependendo
de variáveis como o seu nível, disponibilidade, conhecimento, ajuda de um
professor ou não e etc.. será necessário de 2 meses até 1 ano. Sabendo que será
necessário também guardar um tempinho para continuar a evoluir com as ragas que
vc já está tocando.
Se vc é um iniciante, seria melhor falar com o seu
professor de bansuri para o seu desejo de estudar uma raga particular. O
professor conhece os ragas difíceis de tocar na bansuri como, por exemplo, Bhairavi
ou Malkauns. Além disso o professor estará com o material prontinho
(composições, ankara, taans, tihais, etc...
) para vc estudar. Nada é fácil,
mas você vai descobrir muito prazer em conseguir tirar músicas que pareciam
impossíveis tocar. Isso não tem preço e faz parte da felicidade do bansurista.
. .
Você poderia repassar uma lista de professores de bansuri no
Brasil?
Pessoal, vou tentar elaborar uma lista de
professores de bansuri, mas, por favor, não fique chateado se você não está
nessa lista. Pode me mandar um e-mail para me pedir a sua inclusão.
Nome
|
BLOG, Youtube
SoundCloud
|
Localidade
|
via internet
|
Contato
|
Nitai Pada Kamala Das
|
nitaibansuri.blogspot.com/
|
Rio de Janeiro
|
Sim
|
Facebook
|
Helder Araujo
|
BH, SP
|
Sim
|
Facebook
|
|
J-Christophe
|
Rio de Janeiro
|
Não
|
Facebook
|
O que vc está achando de aprender a tocar via INTERNET?
Pessoas, isso é apenas a minha opinião. Se existe
apenas essa possibilidade então é melhor que nada. Com vídeos bens gravados e
pedagógicos pode ser vantajoso. No futuro, com mais velocidade na rede (4G)
será melhor para cursos on line. De qualquer forma é necessário criar e
desenvolver contatos mais animados via este meio de comunicação, o que nem sempre é fácil.
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