Questões e respostas

Pessoal essa postagem é para responder as perguntas que recebi no BLOG. Podem continuar mandando comentários e perguntas que num dia estarei respondendo.
Por que não devo comprar uma bansuri mais em conta para começar?
A produção da bansuri é artesanal. O luthier precisará em primeiro lugar selecionar os bambus que já foram selecionados para ele na região de Assam. Existe um tempo de secagem e de tratamento. Depois, vêm as etapas de fabricação que não poderão ser automatizadas como, por exemplo, o processo de montagem de uma flauta metálica. A bansuri, por exemplo, precisará ser afinada por que cada bambu é diferente enquanto a transversa metálica ou mesmo irlandesa não. Uma bansuri deveria custar mais caro que uma transversa, mas o que acontece é o contrario.   
O preço de uma flauta transversa metálica varia entre R$1200 e R$ 9000 e uma irlandesa em DELRIN entre R$ 1200  e R$ 1600. Com aquela de R$1500, será possível tocar afinado e sem problema. O preço da bansuri no mercado brasileiro varia entre R$100 e R$500. Com uma bansuri de apenas R$100,00 será impossível tocar corretamente por que existirão problemas maiores como, por exemplo, notas do segundo oitavo afinadas mais baixas que deveriam, notas difíceis de serem tocadas, etc... Ter uma bansuri com as notas do segundo oitavo mais baixo não é um problema de fabricação, mas ao contrário, é um problema que depende de outros fatores como, por exemplo, a qualidade do bambu, e muito mais. . . é difícil explicar por que uma bansuri que deveria ser boa não possui um bom som ou possui um defeito maior. Tem que entender que além do processo artesanal de fabricação, vêm muitos outros fatores físicos interferir na qualidade do instrumento. Cada bambu possui suas características. O flute-maker sabe perfeitamente que sobre 100 bansuris produzidas, 30% serão eliminadas da sua oferta, 40% serão de qualidade média, 20% boas e 10% especiais. Nas ruas de Varanasi é possível comprar bansuris baratas, mas que para tocar não valem nada.
Resumindo:
- O preço médio de uma bansuri em Fa para começar a tocar é entre R$200 e R$250. É um preço muito barato em comparação com os preços dos outros instrumentos de sopra;
- Será difícil e talvez impossível tocar com uma bansuri ruim. 
Quanto tempo para conseguir um bom som na bansuri?
Isso está dependendo de vários elementos como, por exemplo, a qualidade do instrumento, se você está começando do nada, se você toma aulas, da sua motivação e perseverança, etc...  Em fim, o processo para conseguir um som correto com as 7 notas do primeiro oitavo varia entre 15 e 40 dias.
Estes primeiros dias serão importantes para estabelecer uma boa posição dos dedos, das mãos e da língua na boca. Estes detalhes são fundamentais e não têm nada a ver com a maneira de tocar outros tipos de flautas.   
Para os quinzes primeiros dias, eu estou recomendando tocar apenas cinco minutos várias vezes durante o dia. Tem que insistir a fim de desenvolver músculos na boca, na garganta e ao nível de diafragma. Cada dia o aluno encontrará uma evolução. Pessoal, até hoje eu continuo a trabalhar o meu som de flauta. Eu pesquiso para novos caminhos sonoros nos graves, agudas, nos efeitos, etc.. Sempre começo com alguns exercícios de aquecimento antes de tocar. Os músculos da boca e da garganta são tão importantes que depois de beber álcool a gente perde a metade do seu potencial. O som “pegua sujeiras”, perde a sua potencia e sua duração.
Dica mágica: Para desenvolver um bom som precisa também desenvolver o seu ouvido por que o som é um elemento sonoro afinado. Na música indiana este paradigma é fundamental para conseguir distinguir e tocar ¼  de tom.          
Posso utilizar um pífano para tocar a música hindustani ou carnática?
Tudo é possível. Não existem regras para o feeling da criação. Pode utilizar um saxofone, um piano, etc..  Pode tocar jazz também com uma bansuri. Atualmente, o que me da um grande prazer é tocar na bansuri o feeling da música indiana. Estou percebendo que o som suave e sutil da bansuri me provoca essa paixão. Quando se começa a tocar sempre é difícil parar. Do ponto de visto técnico, a bansuri é um instrumento que possui suas diferenças e de fato seria o instrumento ideal para tocar a música clássica do norte da Índia.
O que você está achando do bambu brasileiro para a fabricação de bansuri?
Não sou um flute-maker. Gosto de lembrar que minha primeira flauta de bambu fui eu quem fiz, com bambu brasileiro. Na época não existia a possibilidade de comprar bansuris no Brasil. Elas não ficam com um som muito bom e guardo apenas como lembrança. Quem sabe foi porque não encontrei um bom bambu? Existe também o fato que é impossível no Brasil achar um bambu de mais de 60 cm sem nó e com as características ideais.
O que seria o melhor caminho para estudar e aprender a tocar uma nova raga?
O meu caminho é o seguinte: Isso é apenas um caminho.
1) Sempre tudo começa quando eu sinto que estou me apaixonando por uma raga particular;
2) Depois de decidir a me investir nessa raga com o meu lado emocional, começo um trabalho de pesquisa. É importante ouvir várias versões de mestres diferentes. Ouvir várias interpretações desta raga, várias vezes ao dia, sempre que possivel. É importante ouvir interpretações em diferentes taals e instrumentos.      
3) Sempre eu começo estudando os ALAPs dos mestres. Tenho que sentir a alma da raga e seus movimentos melódicos, suas regras e também a vibração de cada nota dentre da escala (altura e freqüências). Nessa etapa é só repetir cada frase imitando as expressões musicais. Repetir várias vezes cada frase. Seria como por exemplo aprender uma novo idioma. Tem que imitar de uma forma consciente e inconsciente. Dependendo do seu nível será possível ou não tocar os movimentos musicais mais complexos. Às vezes será necessário inventar exercícios intermediários a fim de alcançar uma passagem musical complexa.
Estudar em ALAP, jor e jalya e realizar exercícios levando em conta o que eu disse anteriormente.
4) Decorar uma composição sem ornamento. Tocar essa composição com um app ipod, smartfone ou em notebook.  Depois começar a tocar essa composição com os ornamentos e o feeling indiano. Sentir a chegada  do Xam e da batida de partida da composição.
5) Trabalhar vários taans, e a improvisação com o uso de tihai e tan.
Este trabalho precisa de muito tempo. Dependendo de variáveis como o seu nível, disponibilidade, conhecimento, ajuda de um professor ou não e etc.. será necessário de 2 meses até 1 ano. Sabendo que será necessário também guardar um tempinho para continuar a evoluir com as ragas que vc já está tocando.
Se vc é um iniciante, seria melhor falar com o seu professor de bansuri para o seu desejo de estudar uma raga particular. O professor conhece os ragas difíceis de tocar na bansuri como, por exemplo, Bhairavi ou Malkauns. Além disso o professor estará com o material prontinho (composições, ankara, taans, tihais, etc...   )  para vc estudar. Nada é fácil, mas você vai descobrir muito prazer em conseguir tirar músicas que pareciam impossíveis tocar. Isso não tem preço e faz parte da felicidade do bansurista. . .

Você poderia repassar uma lista de professores de bansuri no Brasil?
Pessoal, vou tentar elaborar uma lista de professores de bansuri, mas, por favor, não fique chateado se você não está nessa lista. Pode me mandar um e-mail para me pedir a sua inclusão.

Nome
BLOG, Youtube  SoundCloud
Localidade
via internet
Contato
Nitai Pada Kamala Das
nitaibansuri.blogspot.com/
Rio de Janeiro  
Sim
Facebook

Helder Araujo

BH, SP
Sim
Facebook
J-Christophe

Rio de Janeiro
Não
Facebook


O que vc está achando de aprender a tocar via INTERNET?
Pessoas, isso é apenas a minha opinião. Se existe apenas essa possibilidade então é melhor que nada. Com vídeos bens gravados e pedagógicos pode ser vantajoso. No futuro, com mais velocidade na rede (4G) será melhor para cursos on line. De qualquer forma é necessário criar e desenvolver contatos mais animados via este meio de comunicação, o  que nem sempre é fácil.

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