Dicas e reflexões para tocar


Posicionamento das mãos na arte de tocar a bansuri

Este assunto exige que se abra um parêntese a fim de eliminar dúvidas a respeito. Os dedos que serão utilizados para tampar os três primeiros buracos suscitam discussões. Nós podemos observar que os grandes instrumentistas nos mostram claramente que existem três possibilidades que serão nomeadas neste documento “aberta, semi aberta e alinhada”.

Nessa fotografia, o professor localizou em azul a parte dos dedos que será utilizada para tampar os três primeiros buracos da bansuri.  Este tipo de posicionamento se chama “aberta” para simbolizar uma mão aberta. O grande mestre Hari Prasad Chaurasia ajudou a promover essa técnica de mão aberta. A maior parte dos seus seguidores e discípulos adotou  também essa posição de mão.

Nas fotografias seguintes (mais em baixo), poderá ser observada que existem mais duas formas de  tampar os três primeiros buracos da bansuri. Então começam as dúvidas. Qual é a melhor forma de tampar estes buracos?
Nós podemos falar da posição “semi-aberta” para simbolizar uma mão semi-aberta no instrumento e de posição “alinhada” para simbolizar a posição onde o dedão é alinhado abaixo dos outros dedos da mesma mão. Essas posições de mãos aparecerem nas fotografias desde os anos 50 e não dá para dizer que uma está errada e uma outra certa a partir do momento que os grandes nomes na arte de tocar a bansuri estão utilizando direito estas três técnicas. Apenas ouvindo a música é impossível detectar qual é a forma de tocar do instrumentista. Por exemplo, Rajendra Prasanna e Amar Nath estão utilizando side (glissendo)  generosos que ao ouvido não permite identificar que um toque alinhado e o outro com a mão aberto.

Observação ergonômica:
Podemos constatar ( nas fotos abaixo) que a posição aberta deixa a mão mais relaxada enquanto a mão do Pandit Bhola Nath Prasanna, G. S. Sachdev e Raghunath parecem crispadas. Tem que ser realizada uma ação de pinçar o instrumento e manter os três dedos distenciados para conseguir tampar com segurança os buracos. Por exemplo, uma pessoa com dedos pequenos teria muita dificuldade de tocar com a posição alinhada uma bansuri em E bass ou mais graves onde os espaços entre os buracos são enormes. Na tecnica ABERTA os dedos não vão precisar ser distenciados.

É difícil saber por que um músico vai tocar com a mão aberta ou alinhada. O Rajat Prasanna e Rajendra Prasanna que aprenderam a tocar com o Pandit Raghunath Prasanna (mão aberta) estão tocando com a mão semi-aberta e quase alinhada.  

Ver nas fotografias abaixo nosses mestres. Nenhuma destas três opções os inpediram de serem mestres na arte de tocar a bansuri.



Onde aprender a tocar

LINK Interessantes
http://bansurifluteuk.blogspot.com/p/advanced-techniques.html



Texto interessante para aprender a respeito do Hariprasad e muito mais



Onde aprender a tocar na Índia
Recomenda entrar em contato com um músico que você está gostando para marcar aulas. Isso obrigará você a ficar na mesma cidade durante um certo tempo. Os músicos indianos, em geral, estão viajendo na índia e no exterior. Então é melhor combinar com eles um mês antes da viajem.

Ashok Kumar Mehta

Ashok é um grande músico que toca bansuri, tabla, canto e é um excelente flute-maker. Ele é de Varanasi, mas quatro meses por ano ele se encontra em Rishikesh. Em geral, a partir de fevereiro. Atravessar a ponte e virar na direta, andar mais 100 metros depois de passar a loja de instrumento de música que está na esquerda. Ele está numa pousada na direta. Passei dez dias estudando com ele. Foi bom de mais. Ele toque tabla durante as sessões de estudo e obriga vc a desenvolver um som potente, forte e a velocidade com sorriso.  bansuriguru@hotmail.com   Cel.:  91 (0) 9839113479

Ajay Prasanna em Delhi
O Ajay é top de linha. . .  A hora é 1000 roupies (R$50,00). Visita o Ajay apenas se vc possui um bom nível senão não vai acompanhar. . .


Rajat prasanna em Delhi;




Ram Ashish from New Delhi
Organisa workshop em Nova Delhi

Harsh Wardhan from New Delhi
Organisa workshop em Nova Delhi e na Europa

Mr. Anand R. Dhotre from Mumbai



Estudar com os mestres OnLine

Estudar a raga Gorakh Kalyan com Ronu Majumdar

Estudar a raga Puria com Ronu Majumdar

Exercícios & Lessons - Learn To Play Bansuri with Rupak



Academias de música para bansuristas
Academy with Harsh Wardhan

Classical indian music school in Varanasi

Pandit Hariprasad Chaurasia school

Pandit Ronu Majumdar School Estudar a raga Hansdhwani com Ronu Majumdar


Nenhum comentário:

Postar um comentário