Manutenção da Bansuri

Bansuri - Manutenção e Prevenção
Os bambus que são utilizados na fabricação das bansuris são de espécies específicas cuja proveniência vem das regiões do noroeste e sul da Índia (em geral). Um grande comprimento entre cada nó, uma espesura fina e ser extremamente leve são as principais características destas espécies.


Mesmo se a matéria do bambu é considerada resistente e forte, a bansuri apresenta uma grande fragilidade na sua forma e textura. Isso vem do fato que a sua estrutura é fina e delicada e sem nós. .. Um mau tratamento, uma batida ou um choque térmico pode criar, de repente, uma rachadura sem retorno. Coloquei na apresentação sugestões que vão poder orientar o bansurista a adotar um comportamento preventivo a fim de evitar o pior, aumentando a longevidade do seu instrumento.

Passagem do óleo

A longo prazo, a lubrificação ajuda a proteger a Bansuri contra:
(1) Os efeitos da humidade;
(2) As variações bruscas de temperatura;
(3) E os ataques de qualquer tipo de bicho.

Ilustração com casos reais:
(1) No verão, o instrumento foi deixado durante 2 horas numa mesa fora da casa. Ela pegou a chuva e depois o sol forte e uma rachadura.

(2) Estava na índia. Saí do meu quarto refrigerado e toquei na varanda onde tinha um sol maravilhoso. Depois de cincos minutos tocando, ouvi o barulho da rachadura acontecendo. Ouvi três vezes um som seco e cristalino e de repente a flauta estava sem som. Perdi uma excelente flauta.

(3) Um amigo do Rio de Janeiro jogou no lixo várias bansuris que pegaram cupins. Demorou menos de um mês para a praga tomar conta do bambu indiano.

Porque e como aplicar?

O óleo permite minimizar estes três problemas. O óleo de alecrim, por exemplo, é repelente, anti bactéria, impermeabilizante e vai minimizar as flutuações da temperatura.

O óleo deve ser aplicado dentro da flauta e também nos buracos. Para aplicar o óleo no interior, utilizar um pau redonda fina (1 cm de diâmetro) e de comprimento maior que a dimensão da própria bansuri. Colocar um pano de algodão que será untado anteriormente com o óleo, em torno do tronco. O dispositivo tem que permitir a introdução do amplificador até o furo de sopro com facilidade
Indicações


- Pode aplicar o óleo depois de adquirir o instrumento;

- Aplicar o óleo a cada 6 meses;

- Aplique apenas uma vez uma leve camada de óleo;

- Utilize um cotonete para facilitar a aplicação nos buracos;

- Coco, vegetais, amêndoas, nozes, alecrim ou óleo de mostarda podem ser usados. Um óleo que combate bactérias será preferível;

- O instrumento tem que ser seco quando você começar a aplicar o óleo. Por essa razão é recomendável não tocar antes da lubrificação;

- Não deixe o óleo entrar em contato com os fios das decorações e ligações.

Principal coisa de danificação da bansuri

O bambu é composto de milhares de fibras longitudinais que atravessam o comprimento do bambu. Uma pequena rachadura em um ponto não vai demorar muito para se propagar ao longo da flauta.

As rachaduras são causadas principalmente por exposição da bansuri a temperaturas extremas ou a partir de choque ou batida forte. O bambu da bansuri é muito sensível às mudanças rápidas de temperatura.

Maneira de se prevenir

Evite tocar em condições frias. O ar quente e húmido que vai entrar rapidamente no interior com a superfície exterior fria levará ao desenvolvimento de uma rachadura.

Não deixe o instrumento no exterior confrontado com as temperaturas ambientes flutuantes. Dentro da casa as temperaturas são mais estáveis. Guardar num pano é o ideal além de proteger da poeira.

Tome cuidado para não bater ou deixar cair a sua bansuri contra qualquer superfície dura. Isso pode ser fatal.

Certifique-se que a bansuri é protegida por ligações em ambas as extremidades.

Evite deixar a sua bansuri no chão. Eu começo várias historias fatais. Um amigo deixou o instrumento no pé da sua cama antes de dormir. A sua namorada chegou durante a noite e sem ligar a eletricidade pisou no instrumento. A bansuri não resistiu ao peso da namorada.